Agente Imobiliário – 9 razões para ter site próprio
No mercado imobiliário atual, as pessoas recorrem à internet, quando procuram por novas casas. Com a gigantesca mudança para a internet móvel, os agentes imobiliários precisam aumentar a sua presença na web, para não ficarem ‘fora de jogo’.
Com tantos agentes imobiliários à espreita, a disputarem um pedaço do mercado imobiliário, é fácil passar despercebido pelos potenciais clientes. A fim de elevar-se acima da disputa, necessita de encontrar um modo eficaz de se destacar no mercado. Se o seu plano de marketing envolve apenas a colocação de flyers, placas ou anunciar em jornais e revistas, pense novamente.
O Marketing mudou
Os dias de ‘Outbound Marketing’ (tática de marketing que empurra produtos e/ou serviços para os clientes.) estão a desaparecer rapidamente. Hoje, vai precisar de mudar o seu foco para o ‘Inbound Marketing’ (tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las) e criar uma presença online com o seu site, redes sociais e marketing de conteúdo, para que possa, naturalmente, atrair o seu mercado-alvo.
As 9 razões para ter site próprio
- 1 – Torne-se num Recurso Fundamental – O primeiro passo é criar o seu site, onde os seus clientes actuais e futuros, podem ficar a saber mais sobre si e conhecer os serviços que oferece. No entanto, a maioria dos agentes imobiliários cometem o erro de fazer apenas isso e nada mais; no mercado competitivo de hoje, precisa ir além de mostrar os seus serviços. Precisa usar o seu site, blog e redes sociais, de forma a tornar-se um recurso valioso, com informações pertinentes e úteis.
- 2 – Crie a sua marca – Prepare-se para ir além da concorrência, afinal não quer ser apenas mais uma ‘cara bonita’ num site corporativo padrão. Ao ter o seu próprio site, está a criar a sua marca on-line, já que o seu site é um reflexo directo da sua identidade, objectivos e serviços. Compradores e vendedores querem trabalhar com alguém em que podem confiar.
- 3 – Mantenha-se actualizado – Certamente não é novidade para si que a maior parte dos seus clientes e potenciais clientes, procuram casa pela internet. Como agente imobiliário, precisa entender o poder da web, como forma de gerar as angariações e vendas que precisa. A internet torna mais fácil aos potenciais clientes, encontrá-lo a si e aos seus imóveis. Tendo uma forte presença na Internet, permitirá que todos os actuais e potenciais clientes entrem em contacto consigo e com as informações que tem para disponibilizar, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- 4 – Destaque-se da concorrência – Pode argumentar que não tem necessidade de ter um custo adicional com a aquisição de um site, uma vez que o seu broker ou agência, fornece-lhe uma página com o seu perfil e imóveis, como parte do emprego, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O que acontece se deixar essa agência? A marca pessoal no sector imobiliário é importante, logo precisa de se destacar da concorrência. Acha que se destaca, estando num site corporativo com dezenas, centenas ou milhares de outros agentes? Qual é o benefício do potencial cliente em escolhê-lo a si ou outro agente da sua agência ou rede, usando os mesmos recursos corporativos?
- 5 – Informe os seus clientes – Deixe os seus clientes saber mais sobre si e sobre os seus serviços. A internet é um óptimo lugar para o cliente conhecê-lo e confirmar que fez a escolha certa ao seleccioná-lo a si, para ser o seu agente imobiliário. Adicionando ferramentas como calculadoras, simuladores de empréstimos, tabelas de impostos, informações sobre empréstimos, dicas de apresentação de imóveis, etc, irá aumentar o valor do seu site. Faça do seu site o único lugar que os seus clientes necessitam de consultar, para estarem informados sobre o mercado imobiliário.
- 6 – Torne-se o Agente Dominante da zona – Ter o seu próprio site também lhe dá uma vantagem incrível quando se trata de segmentar áreas geográficas específicas. Se há uma certa zona da cidade em que você está a focar a sua prospecção, pode facilmente integrar palavras-chave específicas que representam essa zona em elementos de site, através de tácticas de localização SEO (Search Engine Localization) incluindo URL e títulos da página, conteúdo, meta dados, meta descrição, etc. Ao integrar estas palavras-chave específicas (cauda longa) no seu site, está a ter uma vantagem sobre seus concorrentes, que provavelmente se concentram em alvos de palavras-chave mais abrangentes. Quando um potencial cliente começa a pesquisar imóveis na sua zona preferida da cidade, há uma maior chance que eles o encontrem. O que é ainda mais interessante, é que o seu site terá informações especificamente sobre essa zona, então o cliente vai ‘olhar’ para si como o agente imobiliário ideal.
- 7 – Rede através de Blogs– Criar um blog no seu site, pode ajudá-lo a atrair potenciais clientes. Esta seria uma maneira positiva de demonstrar o seu conhecimento e construir a confiança com os seus leitores. Com um blog activo os seus clientes podem ver como você deseja se conectar com eles. Os blogs são uma excelente ferramenta para partilhar com as redes sociais, como o LinkedIn, Facebook, e Twitter, que o podem ajudar a construir a sua marca. Além disso, os conteúdos nas redes sociais impulsionam tráfego de utilizadores para o seu site, no qual potenciais clientes podem explorar por mais informação.
- 8 – Que Marca Você promove?– Que marca é que está a promover, a si ou a XYZ Imóveis? Ter o seu próprio site, é ter um site personalizado sobre si (não um modelo empresarial onde se encontra perdido algures numa página) e que é projectado para trazer valor para os seus clientes. No seu site próprio, pode trabalhar com o designer o layout, cria conteúdos e toma as decisões que entender. Trata-se do seu site. Ter o seu próprio site personalizado, faz com que se destaque da multidão, torna-o muito diferente para melhor dos seus colegas de trabalho e mostra que é um agente imobiliário especialista, com uma verdadeira experiência no mercado local. Agora pode levar o seu site personalizado e as suas ligações consigo, onde quer que vá. É por isso que é melhor ter o seu próprio site, em vez de depender do seu broker, para lhe dar um pequeno espaço num site corporativo que apenas reforça a marca da empresa e não a sua marca, que é Você.
- 9 – Elimine o Síndroma “Novato“ – Será que está a perder referências ou contactos porque os potenciais clientes pensam que é um novato na agência ou no sector, atendendo a que não existe informação suficiente sobre si na internet? Acontece com demasiada frequência. É um mundo digital e a imagem tem uma relevância fundamental, ainda mais na realidade. Uma presença forte na internet aumenta a sua popularidade, a sua autoridade e as suas ligações, mais rapidamente do que qualquer outro tipo de marketing exterior.
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